domingo, 25 de outubro de 2009

DIA DO DENTISTA

Era o último dia de clínica na faculdade. Estava no ambulatório da Estomatologia, disciplina que era monitora.Era dia de triagem com a turma dos " períodos" que eu tanto gostava de monitorar.Em meio as ajudas, conversas com o meu professor orientador do tcc que por um acaso era também o meu orientador na monitoria, meu querido "Tio Lécio"(ô saudade).
Só sei que estava tudo na normalidade, quando chega uma paciente com um caso clínico que os alunos chamavam de " paciente pra preencher ficha". Traduzinho, não era paciente para encaminhar a uma determinada disciplina para agendar atendimento, e sim um paciente com alguma alteração patológica. Haveria necessidade de preencher ficha clínica. fazer possivelmente algum procedimento de urgência, ou mesmo um exame complementar. Sim , sim, biópsia seria a escolha.Sei que os alunos não estavam com material esterilizado, nem mesmo poderiam nenhum procedimento, já que estavam na fase de exames clínicos , "sem paciente com lesão" como eles chamavam. Moral da história, eu como monitora atenderia o paciente. Mas havia um pequeno problema, eu tinha apenas uma caixa de instrumental esterilizado, para ser usado no paciente aagendado para atendimento na Clínica Integrada. O que fazer? Bom, meu querido Tio Lécio, pediu muito educadamente para eu ir ao meu armário buscar meu intrumental. E eu com a expressão de " e meu paciente da clínica?". Nunca tive problema algum de atender os pacientes da monitoria, adorva aquilo ali.Mas naminha cabeça estava a responsabilidade com o outro paciente. Não sabia o que fazer. Falei com o meu orientador e ele disse, com a voz firme, olhando nos meus olhos, com aquela delicadeza que só quem conhece o tio Lécio entende o que estou falando, disse: 'Folha, hoje é o seu último dia de aula, mas a lição final é essa. Pra mim, você só será reconhecida como dentista, se você atender essa paciente. A prioridade é ela, é uma urgência. Mas você decide o que é mais importante.
Eu fiquei com a cara no chão.Ele nunca tinha falado daquela forma comigo. E ele estava sim certo aquela paciente era a prioridade. Peguei minha caixa com o intrumental e fui atendê-la. Quando o meu orientador me viu atendendo a paciente, nada falou. Quando terminei o atendimento.A paciente me agradeceu, com lágrima nos olhos dizendo "Obrigada doutora, a senhora tirou meu sofrimento". Tio ´Lécio olhou pra mim, e disse: agora sim, pra mim você já é dentista!
Falando assim, pode parecer coisa boba. Mas foi um dos ensinamentos mais importantes que aprendi com o meu querido orientador. Passaram-se 16 meses de minha formatura.Sou cirurgiã-dentista, e hoje 25 de Outubro, comemoro o Dia do Dentista! Parabéns colegas!
É, caros colegas, agradeço cada ensinamento, cada palavra que me proporcionou crescimento profissional e como pessoa. Hoje eu sei bem o que é poder ter a oportunidade de pessoas capazes de honrar a profissão, o juramento um dia feito com o braço estendido. Antes do "confiro o grau". Hoje posso também falar de colegas que nada aprenderam com a vida, nem com professores, nem com ninguém. Colegas de trabalho que tornam a classe mais desunida possível. Colegas que denigrem a imagem do outro. E que recusam o atendimento a pacientes alegando desculpas das mais diversas e variadas. Colegas que precisariam voltar as cadeiras de suas faculdades para rever conceitos, para enfim honrar o título outorgado pelo magnífico reitor.
Caros colegas: Parabéns ! Para os que honram o título e fazem por onde ser considerados cirurgiões-dentistas.

3 comentários:

Junior Leite disse...

Parabens minha querida dentista, pela a atitude de uma grande doutora...
Te adoro e te admiro mais por esta historia.

Éverton Vidal Azevedo disse...

Parabéns Mel.
Nossa, nao vejo a hora de terminar isso aqui. âs vezes parece perto, às vezes distante...

Unknown disse...

Muito bem, dotôra!
Parabéns pela atitudeeee..